top of page
gettyimages-1185718194-170667a.jpg

Terapia
Ocupacional

O Papel do Terapeuta Ocupacional:

Para a maioria das pessoas com Distúrbios do Movimento, as deficiências motoras, cognitivas e comportamentais levam à perda da capacidade funcional e da independência nas atividades da vida diária (AVD), o que diminui sua qualidade de vida (QV). 

 

A terapia ocupacional (TO) envolve o uso de atividades funcionais apropriadas para aumentar a participação em papéis em casa, escola, local de trabalho e comunidade. 

 

A Terapeuta Ocupacional usa três abordagens: 

 

1) Trabalhar diretamente com o paciente (individual ou em grupo): Modifica a tarefa e/ou ambiente para acomodar as limitações do paciente; 

 

2) Trabalhar com os cuidadores do paciente: para garantir o seguimento adequado do programa terapêutico e promover mecanismos de enfrentamento da incapacidade. 

 

A Terapeuta Ocupacional avaliam as habilidades motoras (postura e equilíbrio, transferências, mobilidade, função manual),  as habilidades da vida diária (alimentação, uso do banheiro, vestir-se, banho), as habilidades de processo (iniciação, sequenciamento, organização, ajuste, etc.), as habilidades instrumentais da vida diária (dirigir, cozinhar, limpar, fazer compras, etc.) e a Qualidade de Vida. 

 

A Terapeuta Ocupacional promove a saúde e o bem-estar dos pacientes por meio do treinamento funcional das habilidades avaliadas (transferências, equilíbrio e mobilidade, prevenção de queda e função, organização e adaptação de tarefas), e adaptação psicossocial. Para maximizar a função, o TO realiza modificações de tarefas (adaptações de utensílios), modificações ambientais (reorganização de móveis, organização de rampas e barras de apoio) e prescrição de dispositivos auxiliares (assentos sanitários elevados, auxiliares de marcha e talas). 

 

Além disso, aTerapeuta Ocupacional  ensina às pessoas as técnicas e estratégias para aprender maneiras novas e adaptáveis ​​de realizar atividades diárias básicas e alcançar a independência em todas as facetas de suas vidas, dando aos indivíduos as "habilidades para o trabalho de viver" necessárias para uma vida independente e satisfatória.

 

 

bottom of page