top of page
ABP_.001.jpeg

Comitê de

atividades

Os Comitês de Trabalhos são grupos operativos que têm no FAZER o objetivo terapêutico, tanto para os pacientes quanto cuidadores.

 

Foram planejados para incentivar a socialização e desenvolver o espírito lúdico deles. Surgiram da necessidade de utilizar a mão-de-obra valiosa dos multiplicadores, que se formaram nos trabalhos de Grupos de Apoio e de Psicoterapia Breve.

Foi constatado, através da observação da prática da Psicologia na ABP, que tanto pacientes como cuidadores mostram-se bem dispostos e convivem melhor com a doença quando estão ocupados com compromissos e tarefas executadas em grupo, nas dependências da ABP.

Os pacientes e cuidadores por meio de realizar tarefas em conjunto, sentem-se envolvidos com o compromisso do grupo. O convívio grupal e o fazer tornam-se lúdicos, revertendo-se em prazer e segurança.

O primeiro Grupo de Atividades denominou-se "Clube do Xadrez ", que iniciou no primeiro semestre de 2000, composto por 7 parkinsonianos, que ministravam aulas de xadrez, uma vez por semana aos nosso sócios.
Atualmente, além do xadrez, o grupo ampliou para o jogo dama e dominó.

Enquanto isso, os cuidadores que acompanhavam os "professores" também podiam dar a sua contribuição, participando como voluntários na organização do Bazar da ABP.

 

A partir de setembro de 2001, formaram-se mais 5 Comitês de Atividades:
• Beija-Flor
Com objetivo de recrutar voluntários para a ABP, coordenado por Walter Nyakas

 

• Estacionamento
Que tem como meta a organização do estacionamento
da ABP, coordenado por Heitor de Castro

 

• Comunicação visual
A informação através de sinalização nas dependências da ABP, coordenado por Heitor de Castro

 

• SHI
Oferece sessões de relaxamento, através da técnica Sintonia e Harmonização Interior, com freqüência semanal, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos que dela se utilizam. Eduardo Guerra é o coordenador

 

• Solidariedade
Fazer contato com sócios que se afastaram das atividades da Associação e ser suporte para os outros comitês. A coordenação é feita por Paulo Decarli.

Com o intuito de comprovação da eficácia do convívio e atividade grupal, serão apresentados depoimentos dos componentes dos Comitês de Atividades, que ilustrarão este espaço. Neste mês, o depoimento é do Sr. Walter Nyakas, coordenador do Comitê Beija-Flor:

"O Grupo de Voluntários teve início em 17 de Setembro de 2001, em uma reunião dirigida pela Psicóloga Clara Nakagawa.

Foi exposto a necessidade da formação de grupos de voluntários - e nada melhor que os próprios pacientes portadores da doença - para a montagem de projetos levando em consideração as necessidades da Associação. Eu, Walter Nyakas fui convidado para ser o coordenador deste Grupo, ao qual aceitei com satisfação, saindo logo a campo para conseguir colaboradores.

Desta forma, convidei para ser colaboradora permanente Maria Dalva Brandão da Silva, colaboradora temporária Aurora Prata Vilar e, os auxiliares Tereza de Oliveira Menezes, Maria A. B. Guerra "Cida", Francisco Rosa e Silva, Maria Dolores Fernandes, Ainda S. Ferenzi, Rita Turrin, Neusa Dias Gomes Sardinha, Márcia Ap. Angelini, Deizi Ap. Mattiuzzi, Mitsuhiro Honda, Maria Alzira Brighi. Após a formação dos componentes, demos o Nome ao Comitê de Beija-Flor.

Em dois meses o comitê Beija-Flor já prestou ajuda as atividades de arte e pintura com voluntários; também conseguimos voluntários para auxiliar na Secretaria. Colocamos buchas para melhor exposição dos quadros, consertos de tomadas elétricas. Estamos tendo colaboração de Maria Salva Brandão da Silva com serviços de informática. Também estamos colaborando com o Comitê Comunicação Visual e Estacionamento pois necessitam de vários voluntários para a manutenção da área verde que está sendo implantada.


Senhor Sócio, seja um voluntário. Procure nosso comitê Beija-Flor.
Para maiores informações fale conosco pelo telefone: (011) 2578-8177.

bottom of page